Redes sociais

As redes sociais se transformaram em ferramentas imprescindíveis para o desenvolvimento do marketing escolar.

Não é possível competir com o alcance que elas são capazes de atingir, nem tampouco com a velocidade de propagação da informação. Um aluno foi bem colocado em uma olimpíada de matemática? Pode ser conveniente preparar um cartaz, uma faixa com homenagem, um anúncio em algum veículo local. Mas recorrer às redes sociais é mais ágil e tem repercussão imediata. O mesmo acontece com alunos que apresentam um bom desempenho em exames vestibulares ou no Enem. É preciso fazer essa informação chegar o mais rápido possível até o maior número possível de pessoas. Nessas ocasiões, assim como em tantas outras, as redes sociais são extremamente eficazes.

Entretanto, essa eficácia requer muita atenção por parte do time de marketing. Se as comunicações feitas pela escola via redes sociais ficam paradas no tempo, elas não apenas perdem seu efeito, como prejudicam a imagem da escola. Os pais procuram essas comunicações e encontram informações produzidas semanas antes. A impressão que fica é a de que, durante esse período, nada aconteceu na escola. Assim, a eficiência no uso das redes sociais cobra o preço da atualização permanente.

Há ainda outro aspecto dessa ferramenta que merece muita atenção, mas muita mesmo! As redes sociais são tão acionadas pela escola quanto por professores e demais funcionários. É preciso ter cuidado e bom senso na veiculação de imagens e textos para que não entrem em choque com a filosofia da escola ou com posturas condizentes com as funções exercidas ali.

Evidentemente, toda pessoa é livre para postar o que quiser nas suas redes. Mas é fundamental fazer isso com bom senso. O professor pode, por exemplo, utilizar-se de diferentes endereços, com identidades distintas e direcionadas para públicos específicos: família, amigos, trabalho etc. Nas redes, é difícil estabelecer a distinção absoluta entre a intimidade e a identidade pública. Isto é: uma postagem dirigida apenas ao círculo de amigos mais próximos pode atingir um público mais amplo e ser mal compreendida ou mal interpretada. E é inevitável que essa postagem seja associada à escola a que o profissional é vinculado, mesmo que se trate de algo absolutamente pessoal.

Professores, funcionários, coordenadores, mantenedores, todos precisam saber que, nas redes sociais, são sempre voz coletiva, isto é, falam pela escola e para pais e alunos da escola.

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