Mas isso não quer dizer que a sala de aula seja o único espaço da escola. Secretaria, sala de professores, áreas de convivência, corredores, portaria,quadras, laboratórios, estacionamento... Todos esses espaços têm sua importância no ambiente escolar. Sendo assim, todos eles devem funcionar bem. E, para que funcionem bem, é preciso que funcionem juntos. E, para que funcionem juntos, é preciso uma instância que tenha a visão do todo. Essa instância é a gestão escolar.
gestor organizado é escola organizada; gestor atento para a proposta pedagógica é escola que segue planejamentos definidos previamente; gestor ético é escola que pode se orgulhar de ser um espaço de ensino e de aprendizado da ética nas relações sociais. O gestor é também o relógio da escola: suas ações determinam o ritmo da escola, o tempo em que tudo acontece. E ele deve ser parte da escola o tempo todo. O marketing escolar é um importante medidor desse tempo.
A atenção dada ao marketing da escola é um traço importante da gestão. Marketing não se faz apenas em período de matrículas e rematrículas. Assim como o gestor, marketing também deve ser parte do cotidiano da escola. Para fazer o setor do marketing funcionar tão bem quanto os outros setores da escola, dois pré-requisitos são fundamentais: integração com os outros setores (lembre-se, leitor: funcionar junto) e equipe afinada e eficiente (funcionar bem).
A equipe de marketing deve seguir alguns passos. Primeiro: municiar-se de informações a respeito do público a ser atendido ou conquistado, saber como ele é composto e quais são suas expectativas com relação à educação e à formação dos filhos. Segundo: desenvolver ações de fidelização do alunado e de captação de novos alunos. É bom lembrar que é preciso planejar ações que efetivamente possam ser executadas pela escola, levando-se em conta questões como orçamento, tempo hábil, pessoal disponível, etc. A equipe deve ter em mente que, para o sucesso de muitas dessas ações, é provável que outros setores da escola precisem ser envolvidos; por isso, é importante desenvolver um trabalho de esclarecimento e de conquista desses setores. Terceiro: manter-se continuamente atenta para o feedback dessas ações, para registrar o seu real impacto sobre o público. Quarto: acionar com frequência os mecanismos de divulgação, seja antes de as ações ocorrerem, para chamar a atenção do público, seja depois, para divulgar os resultados obtidos.
Deu para perceber que não é trabalho para pouca gente. Por isso, é preciso uma equipe disposta. Também não é trabalho para gente de pouca visão. Por isso, é fundamental um gestor que sabia gerenciar a equipe e acionar as ferramentas certas no momento certo.