Diálogo também é marketing

A escola é ponto de encontro de alunos.

É mais do que um espaço de aprendizado, de difusão do conhecimento adquirido pela humanidade ao longo dos séculos; é um espaço de troca de ideias, de convívio entre variadas formas de pensar e de ver o mundo, de bagagens culturais diversificadas. Mas não são apenas os alunos que se encontram na escola: ali também é um lugar de convivência das famílias.

Mas – o leitor pode estar pensando – o que isso tem a ver com o marketing? Tudo.

A começar pela prática cotidiana que os pais têm de deixar e buscar os filhos na porta da escola. Uma recepção descuidada por parte da escola é propaganda contra. Agora, um sorriso no rosto de quem recebe o filho é marketing – e dos bons. Porque, nesse sorriso, está a marca da escola. O cuidado na entrada e saída de alunos, a atenção no trajeto até os carros, tudo isso coloca em cena a imagem que a escola quer construir de si mesma junto aos pais.

Contudo, essa prática está longe de ser a participação mais importante dos pais na sua relação com a escola. As reuniões periódicas com os pais são ocasiões excelentes para aperfeiçoar a vocação da escola para o diálogo. Como já vimos, essa troca começa na sala de aula, entre professores e alunos. E deve ter continuidade nessas reuniões. Muitas vezes, os pais têm dificuldade em enxergar seus filhos como alunos – e a escola precisa esclarecer essa espécie de dupla identidade. Nem sempre é algo simples. Exige habilidade por parte de gestores e coordenadores. Mas quando uma reunião dessas é bem-sucedida, são muitos os ganhos para a escola: pedagógicos, administrativos e de marketing.

As respostas da secretaria às inúmeras solicitações dos alunos e suas famílias também devem ser encaradas como parte da construção da imagem da escola. Um atendimento incompleto, feito de maneira preguiçosa, também é propaganda contra. Mas a empatia, a identificação do problema e a busca conjunta de soluções é marketing – e dos melhores.

Agora, a atuação mais importante do marketing na sustentação e no aperfeiçoamento do diálogo entre a escola e as famílias não se dá na presença delas, mas a distância. As redes sociais também são espaço de encontro, de confraternização. Por isso, é fundamental que elas sejam usadas o tempo todo. Em razão desse uso intenso, é muito importante que a equipe de marketing esteja atenta para a atualização constante do conteúdo. Quando os pais acessam essas redes e encontram nela algo que já viram há três ou quatro semanas, tendem a construir uma imagem negativa da escola, seja imaginando que nada de novo acontece ali, seja vendo na instituição sinais de desorganização e desleixo.  

Por outro lado, uma página que se renova é um convite para novas visitas, para novos encontros e novos diálogos. E isso é marketing.

 

 

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